Blog pessoal criado em 2003
13 de Janeiro de 2009


Política
MPT nacional faz congresso na Região
Diário de Notícias da Madeira - 13-01-2009

"É natural que as Regiões Autónomas estejam representadas nos órgãos nacionais do partido e até mesmo na própria comissão política". A afirmação é do líder nacional do MPT - Partido da Terra, Pedro Quartin Graça, que abre assim a porta aos militantes madeirenses para as eleições dos órgãos em Março, escusando-se, contudo, a avançar nomes.  O Partido da Terra escolheu a Madeira para a realização do 7º Congresso Nacional, que vai ter lugar no Hotel Jardins da Ajuda, a 14 de Março. "Escolhemos este palco em reconhecimento com a militância na Madeira", justificou o deputado da Assembleia da República, em declarações ao DIÁRIO. "Penso que é a primeira vez que um partido escolhe uma Região Autónoma para o seu encontro nacional", disse.

O líder reconhece que se trata de uma decisão "pouco normal" e reconhece algumas dificuldades, nomeadamente na deslocação. "Sabemos que nem todos os militantes do Continente vão poder participar, uma vez que é dispendioso, mas vamos televisionar todo o Congresso em directo nos blogues e sites", salientou. E prosseguiu: "O sistema já está montado e todos os que acederem aos blogues ficarão informados". 

Quartin Graça lembrou que também os madeirenses e açorianos sentem a mesma dificuldade em se deslocar ao continente para as reuniões e como tal merecem a atenção. "É uma grande oportunidade para estes militantes exprimirem as suas opiniões".  O responsável do partido teceu ainda grandes elogiou à estrutura regional da Madeira, liderada por João Isidoro. "É um dos núcleos mais representativos no âmbito da militância", salientou. Por isso, Quartin Graça tem mesmo todo o interesse em ouvir os responsáveis regionais e recolher exemplos a aplicar no Continente. "Consideramos que o diálogo é crucial para fazermos um trabalho cada vez melhor", concluiu. 

O partido


O MPT - Partido da Terra é um partido ambientalista e ruralista fundado em 1994 por Gonçalo Ribeiro Telles. Baseia o seu programa na defesa de valores ambientais e humanistas, como a promoção do bem-estar e da saúde individual e social; a defesa da cultura, da língua, da história e no desenvolvimento da educação; a firmação da Lusofonia; e a reforma do sistema político e aprofundamento da participação cívica.  Apenas tem assento parlamentar directo na Assembleia Legislativa da Madeira, com dois deputados. Na Assembleia da República conta com dois deputados eleitos como independentes nas listas do PSD. 

Lugares nos órgãos

A realização do 7º Congresso Nacional do MPT, na Região é, segundo João Isidoro Gonçalves, um gesto de "solidariedade da direcção nacional" e um "reconhecimento do trabalho feito pela estrutura regional".  O líder da estrutura regional do MPT promete desenvolver "todos os esforços" para garantir um "bom congresso ao partido" e uma participação importante dos militantes madeirenses. A eleição de um deputado para o parlamento regional, nas eleições de 6 de Maio de 2007, é um resultado importante para um partido que, ao nível nacional, tem uma expressão modesta. O peso do MPT-Madeira, que já consegue reunir algumas centenas de militantes, deverá ser reconhecido neste congresso, com a entrada de madeirenses nos órgãos do partido. É de prever que João Isidoro venha a ter um lugar de algum destaque. J.F.S. 
Sandra Cardoso, em Lisboa
publicado por Pedro Quartin Graça às 06:29
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
15
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
11 comentários
11 comentários
10 comentários
7 comentários
6 comentários
5 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
Page Rank
Divulgue:
Bookmark and Share
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Com o relvas à ilharga só pode perder!
Não ao servilismo em relação a outros estados; sim...
Considero este texto extremamente rico, ao abordar...
Só uma palavra: concordo!
Obrigado pelo seu comentário.PQG
Lembro-me perfeitamente desse dia trágico: a surpr...
É lamentável, cada vez dou-Lhe menos crédito. Mona...
De acordo com os seus pressupostos mas....como diz...
Caro Dr. Pedro Quartin Graça, em obrigação para co...
Muito lhe agradeço a sua atenção! Parabéns!
Twitter:
    follow me on Twitter
    ResearcherID-Plaxo-LinkedIn-Xing:
    Visualizar perfil de Pedro Quartin Graça no LinkedIn Pedro Quartin Graça Intellectual Property/Patents Expert