Blog pessoal criado em 2003
28 de Abril de 2006


Figura de referência do teatro e cinema português
________________________________
Morreu a actriz Glicínia Quartin



A actriz Glicínia Quartin, figura de referência da renovação do teatro e cinema portugueses, morreu hoje, aos 81 anos, na sua casa em Lisboa, revelou a família.

Nascida em Dezembro de 1924, Glicínia estreou-se nos palcos com 26 anos, ainda como amadora, na peça “Roberto e Melisandra”, levada à cena pelo Grupo de Teatro Experimental.

É nesse período que se notabiliza como intérprete da renovação do teatro experimental, com passagem pelas companhias de Cascais e Porto. Duas décadas depois, toma parte no lançamento do teatro independente, sendo fundadora das companhias Os Bonecreiros e do Teatro da Cornucópia. Será a este último que regressará em Julho de 2004 para a sua última representação, em "A Família Schroffenstein", uma peça de Kleist, encenada por Luís Miguel Cintra.

Fora dos palcos, Glicínia Quartin participou no arranque do Cinema Novo, protagonizando "D. Roberto" (1962) de Ernesto de Sousa, a sua estreia na sétima arte, já depois de várias participações no teatro televisivo, em peças como "Guerras de Alecrim e Manjerona" ou "Frei Luís de Sousa". "A Caixa" (1994), de Manoel de Oliveira, e "A Comédia de Deus" (1995), de João César Monteiro, são alguns dos filmes em que participou nos últimos anos.

No seu 80º aniversário, a 20 de Dezembro de 2004, o então Presidente da República, Jorge Sampaio, distinguia-a com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, o último de uma série de galardões com que foi distinguida e dos quais se destacam ainda o Prémio Nacional de Teatro Lucília Simões (1968) ou Prémio da Crítica (1972), este último pela participação em "As Criadas", de Jean Genet, uma das suas interpretações mais recordadas, ao lado de Eunice Muñoz e Lurdes Norberto.

Os seus 80 anos foram também assinalados com a estreia de "Conversas com Glicínia", um documentário-entrevista, assinado por Jorge Silva Melo, recentemente exibido pela 2.

O corpo da actrtiz estará, a partir das 12h00 de amanhã, em câmara ardente na capela do Cemitério dos Prazeres, estando o funeral marcado para as 11h00 de sábado.
publicado por Pedro Quartin Graça às 20:44
Abril 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
17
19
21
24
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
11 comentários
11 comentários
10 comentários
7 comentários
6 comentários
5 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
Page Rank
Divulgue:
Bookmark and Share
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Com o relvas à ilharga só pode perder!
Não ao servilismo em relação a outros estados; sim...
Considero este texto extremamente rico, ao abordar...
Só uma palavra: concordo!
Obrigado pelo seu comentário.PQG
Lembro-me perfeitamente desse dia trágico: a surpr...
É lamentável, cada vez dou-Lhe menos crédito. Mona...
De acordo com os seus pressupostos mas....como diz...
Caro Dr. Pedro Quartin Graça, em obrigação para co...
Muito lhe agradeço a sua atenção! Parabéns!
Twitter:
    follow me on Twitter
    ResearcherID-Plaxo-LinkedIn-Xing:
    Visualizar perfil de Pedro Quartin Graça no LinkedIn Pedro Quartin Graça Intellectual Property/Patents Expert