Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

...

22.05.06, Pedro Quartin Graça

A LUTA DAS POPULAÇÕES CONTRA A AMEAÇA NUCLEAR CONTINUA

Plenário contra central nuclear

A população de Bemposta, em Mogadouro, reuniu ontem em plenário para debater a implantação de uma central nuclear na região ribeirinha do Douro Internacional e decidiu criar o movimento regional "Nuclear, não obrigado".

A iniciativa da Junta de Freguesia de Bemposta, que contou com a participação de políticos locais, permitiu dar conta à população do resultado de uma reunião entre representantes da autarquia e da ENOPOR - Energia Nuclear de Portugal, a que está ligado o empresário Patrick Monteiro de Barros. "A primeira frente de ataque" contra a central nuclear começou ali mesmo a ser arquitectada, com uma proposta de um membro do PCP que depressa reuniu apoios. Segundo José Brinquete, a imediata constituição de uma plataforma é importante dado que o melhor é as autarquias do Douro Internacional estarem preparadas para tomar posições claras.

A primeira consiste em solicitar ao Governo toda a informação sobre a matéria e com a maior transparência. A segunda passa por declarar os concelhos envolvidos livres do nuclear. Já António Pimentel, da Câmara de Mogadouro, garantiu que encetará brevemente contactos com os autarcas de Miranda do Douro, Vimioso e Freixo de Espada Cinta no sentido de os movimentar para a causa do " Nuclear, não Obrigado".

No final do plenário ficou demonstrado que os habitantes das regiões ribeirinhas do Douro Internacional "ainda têm bem presentes as pretensões do governo espanhol em querer construir um central nuclear perto de Sayago e o aterro de resíduos nucleares em Aldeia de Ávila". Presentes na reunião estiveram, aliás, representantes de autarquias espanholas com posição idêntica à da população portuguesa dizem "não à instalação da central".

Fonte: Jornal de Notícias - 22.5. 2006 - Francisco Pinto

1 comentário

Comentar post