Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

...

02.07.09, Pedro Quartin Graça
Santana Lopes quer um novo túnel em Lisboa e pede "ajuda" a Deus para a vitória

02.07.2009, Maria José Oliveira - Público

No lançamento da candidatura da coligação "Lisboa com sentido", Santana evocou obra feita no anterior mandato

Foram projectados três filmes na apresentação da candidatura da coligação "Lisboa com sentido", liderada por Santana Lopes, à Câmara de Lisboa, realizada ontem ao princípio da noite na área de estacionamento do Jardim do Arco do Cego (escolha simbólica por ser uma obra feita no seu primeiro mandato na capital). Mas só no último vídeo é que foi revelada a "ideia" sobre a qual a coligação (PSD, CDS-PP, PPM e MPT) "tem trabalhado": a construção de um novo túnel, desta vez uma artéria que fará a ligação da Avenida Fontes Pereira de Melo aos túneis do Campo Grande e do Campo Pequeno.

Apresentado como o "desnivelamento do eixo central" na zona da Praça Duque de Saldanha, o projecto será realizado caso existam "condições financeiras" favoráveis. Por isso, a aposta não consta das prioridades da "primeira fase" do mandato de Santana Lopes, que, ao longo do seu discurso, pediu duas vezes a Deus para "ajudar" a coligação "Lisboa com sentido" a vencer as eleições de 11 de Outubro. Os primeiros planos incidem sobre a acção social. Mas, adiantou, nada impede que a obra tenha início "na primeira parte do mandato". Até porque "vai ser mais simples" e Santana tem a certeza de que "quem embargou a outra [José Sá Fernandes] não vai embargar esta".

A proposta foi recebida com aplausos e bandeiras no ar (muitas da coligação, verdes e brancas, e meia dúzia do PPM) e não foram poucas as vezes em que as palmas interromperam as palavras de Santana, cujo regresso às corridas eleitorais mereceu apoios de peso. Entre as centenas de pessoas que compareceram à apresentação das linhas gerais da candidatura às autárquicas destacavam-se, na primeira fila de lugares sentados, os líderes dos partidos que configuram a coligação: Manuela Ferreira Leite, Paulo Portas, Pedro Quartin Graça e Nuno da Câmara Pereira.

Também nas primeiras filas estavam antigos ministros do Governo PSD/CDS-PP (Bagão Félix, Rui Gomes Silva, José Luís Arnaut, Teresa Caeiro, José Pedro Aguiar Branco, António Monteiro), a bancada parlamentar do CDS--PP, muitos deputados do PSD (Mota Amaral, Miguel Frasquilho, Pedro Duarte, Miguel Almeida), Pedro Passos Coelho, Hermínio Loureiro, Marques Guedes e Miguel Relvas.

E não faltaram ainda os artistas que sempre acompanharam Santana Lopes, como Maria José Valério, Vítor Espadinha, João de Carvalho, entre outros. Na tarde em que começou "a dinâmica para que Lisboa volte a ser feliz", anunciou o speaker, foram ainda lidas duas mensagens, enviadas por Paulo Rangel e por Alexandre Relvas.

Perto das 20h00, já depois da actuação do vocalista dos Pólo Norte (versão acústica do apropriado tema Lisboa, Lisboa) e da projecção de dois filmes (num mostrou-se a obra feita no anterior mandato de Santana; no outro, uma "viagem" pelo estado actual, desde obras paradas ao trânsito), o candidato sintetizou o seu programa para a capital, deixando quase para o fim o apelo a uma "maioria estável" para a câmara e para a assembleia municipal.

Salientou as promessas da procura de uma "eficiência energética", da "eliminação das barreiras arquitectónicas" e da extinção da Sociedade Frente Tejo ("não descansaremos enquanto essa sociedade não for extinta e os seus poderes devolvidos à câmara") e, já num clima de pré-campanha, desfiou um rol de críticas ao actual executivo de António Costa. Que "governa sem nexo, com preconceito, com submissão ao Governo e sem verdade". Quanto às relações com o futuro Governo, e a prenunciar uma eventual vitória do PSD nas legislativas, Santana dirigiu-se a Manuela Ferreira Leite: "Espero ter a oportunidade de lhe dizer que não algumas vezes, a partir de Outubro."

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.