Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

...

16.09.09, Pedro Quartin Graça
Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira apoia FEH

A Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira nunca antes expressou publicamente o seu apoio a qualquer candidato ou partido político portugueses (exceptua-se portanto o apoio incondicional ao presidente Luís Inácio Lula da Silva). Não só porque sempre procurou manter-se à margem da vida política pública como jamais considerou revelante associar o seu nome a qualquer candidato e/ou partido ou organização política. A política da APCAB sempre foi a da promoção da cultura afro-brasileira e da valorização da multiculturalidade, do espaço lusófono, da pluralidade religiosa, do respeito pela diferença. Esse caminho levou-nos recentemente a apoiar publicamente o casamento homossexual e a expressar preocupação pela falta de equidade religiosa em Portugal.

Porquê agora a Frente Ecologia e Humanismo (FEH)?
A coligação entre o Partido da Terra (MPT) e o Partido Humanista (PH) representa o casamento feliz e natural entre os valores do humanismo enquanto celebração do ser humano - valorização das liberdades humanas essenciais como de expressão ou de culto; da diversidade racial e sexual; da pluralidade cultural, racial, sexual e religiosa; da igualdade de oportunidades, de acesso, de género; da fraternidade e da paz kantiana (não-armada) - e dos princípios ecológicos que são fundamentais para a cultura afro-brasileira. Nela a natureza é considerada matéria-primeira da existência no aiyê (plano terreno) e òrun (plano-celestial). É assim sagrada. A terra, as águas, as plantas, o ar, são elementos naturais que possuem um significado amplo e sagrado na concepção Yorùbá, isto é, na concepção cultural africana que deu origem à Cultura Afro-Brasileira. A APCAB, ao ser a entidade legitima em Portugal representante da cultura afro-brasileira, reconhecida em Portugal, África e Brasil como tal, possui nos seus estatutos a defesa da natureza como defesa da essência religiosa e cultural afro-brasileira. "Sem folha não há vida, sem folha não Orixá", é um ditado africano milenar que espelha a importância que se atribui, que atribuimos, à preservação do Ecossistema.
Por isso, a Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira (APCAB) declara oficialmente o seu apoio à Frente Ecologia e Humanismo (FEH), apoio alicerçado na partilha de valores, princípios e preocupações comuns, inaugurando uma nova era na relação entre entidades culturais e religiosas e partidos políticos. A APCAB está assim ao lado de quem quer fazer mais pela diversidade, de quem quer fazer mais pela pluralidade, de quem quer tornar Portugal um país mais humanitário, de quem olha o Ecossistema como um grande útero originário e lhe reconhece devida importância e não está a fim de abrir mão da sua preservação.
Por um país mais verde, por um país mais verdadeiro, por um país mais solidário.
- Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira -
.Entidade cultural representante da herança africana de matriz Yorùbá-Nàgó em Portugal.
.R. da Primavera n.º28 Coutada Velha. 2130-010 Benavente.
.Contatos: (tlf) 263 580 379; (fax) 263 580 379; (tlm) 927 019 513.
.Web:
apcab@ymail.com . http://apcab.net .

7 comentários

Comentar post