
Euronotícias – 26/4/2006 12:38GMT
Papa lembra os 20 anos da catástrofe de Chernobyl
CIDADE DO VATICANO, 26 ABR (ANSA) - O papa Bento XVI pediu hoje que os líderes mundiais favoreçam um "esforço conjunto" para que "toda energia seja posta a serviço da paz, em respeito às exigências do homem e da natureza", por ocasião do 20° aniversário do acidente na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.
O Papa lembrou as pessoas mortas e aquelas que ainda sofrem as consequências do "trágico acidente", quando quatro reatores nucleares explodiram, liberando uma radioatividade que pôde ser detectada inclusive na Europa ocidental.
"Hoje se completa o vigésimo aniversário do trágico acidente ocorrido na central nuclear de Chernobyl", disse Bento XVI ao término da audiência geral na praça São Pedro, diante de cerca de 50 milhões.
"Nessa circunstância sinto o dever de expressar vivo apreço pelas famílias, associações, administrações civis e comunidades cristãs que, no decorrer destes anos, hospedaram e cuidaram de adultos e especialmente de crianças afetadas pelas consequências daquele doloroso evento". (ANSA)