Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

...

22.05.06, Pedro Quartin Graça

DEPOIS DA INTERVENÇÃO DE PEDRO QUARTIN GRAÇA NO PARLAMENTO EM ABRIL
__________
Especialistas defendem

Portugal deve levar energia nuclear a referendo


O antigo ministro da Indústria e Energia Mira Amaral e Sampaio Nunes, promotor de um projecto para uma central nuclear em Portugal, defendem a realização de um referendo nacional sobre esta energia.

O referendo ao nuclear foi proposto numa entrevista por Mira Amaral, ex-ministro de Cavaco Silva, e por Sampaio Nunes, promotor do projecto nuclear de Patrick Monteiro de Barros, ao jornal Diário de Notícias e à rádio TSF, que hoje à tarde a emite.

A discussão de uma central Nuclear foi retomada com a subida do petróleo e com a necessidade de repensar alternativas aos combustíveis fósseis.

No entanto, a adesão de Portugal ao Protocolo de Quioto - que regula as emissões poluentes e de gases com efeito de estufa por parte dos Estados - faz diminuir as hipóteses de o país aderir ao projecto de Monteiro de Barros, que faria ultrapassar os limites de emissão de dióxido de carbono.

Portugal é actualmente um dos seis países da antiga União Europeia a 15 que não possui centrais nucleares.

Patrick Monteiro de Barros apresentou em Junho um projecto para a construção de uma central nuclear em Portugal, num investimento de 3,5 mil milhões de euros.

O projecto previa uma central nuclear de última geração, com uma potência instalada de 1.600 megawatt (MW), e que levaria sete anos a entrar em funcionamento desde o arranque do projecto.

Contudo, o primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que o recurso à energia nuclear não está no programa nem na agenda deste governo, cuja legislatura termina em 2009, mas sugeriu racionalidade na discussão do assunto.

Fonte: Expresso Online - 22.5.2006