Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

...

18.02.08, Pedro Quartin Graça
AINDA A EVOCAÇÃO DO REGICÍDIO...
Igreja Matriz de Ponte de Lima
1 de Fevereiro de 2008,

18h30 Concelebração Eucarística

Presidida por Sua Excelência Reverendíssima
D. Carlos Pinheiro,
Bispo Titular de Dume, Auxiliar Emérito de Braga.

Resumo da Homilia


O assassínio de Sua Magestade El-Rei D. Carlos e do Príncipe Real D. Luis Filipe deveu-se à falta de amor existente entre os Homens, iniciava assim a sua homilia relacionando este acto de violência extrema com a primeira Enciclíca do Papa Bento XI «Deus caritas est (Deus é amor)», que nos fala do núcleo central do cristianismo.
Segundo D. Carlos Pinheiro, foi e será sempre lamentável que quando alguém pretenda uma transformação politica ou social recorra a actos de violência extrema como o assassínio para atingir os seus objectivos, e não percorrê-los pela via pacifica. Tal acto é incompreensível e injustificável, também à luz da época, por mais certos que julgassem estar das suas razões.
Depois de enaltecer a personalidade do Rei D. Carlos, como o monarca mais evoluído do seu tempo, e como um homem sensato, independente e corajoso, capaz de suportar grandes pressões e de tomar decisões arriscadas quando se impunham, enalteceu a sua figura de investigador, como um dos fundadores da oceanografia moderna e artísta, e de um rei constitucional incompreendido pelo seu povo e um grande Português. Referiu-se à sua acção diplomática que salvou Portugal de complicadas situações e que no final do seu reinado procurou posicionar Portugal numa linha de relativa segurança face aos dois blocos antagónicos que então se desenhavam na Europa
Referiu-se ao Princípe D. Luis Filipe e à sua ligação a Ponte de Lima, designadamente à visita que aqui efectuou em 1901, onde procedeu à inauguração de uma magnifica alameda de plátanos, lugar eleito por poetas e por tantos outros, onde descerrou uma lápide.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.