Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

PEDRO QUARTIN GRAÇA

Blog pessoal criado em 2003

...

16.12.07, Pedro Quartin Graça
Anónimo disse...

Os estudiosos do liberalismo clássico, e temos alguns de grande qualidade intelectual em Portugal, avançam com o conceito de «democracia totalitária».
Escreve Rui A. ;- «(...) em circunstância alguma um liberal defende a soberania ilimitada do Estado, seja qual for a sua origem ou «legitimidade». Para o liberalismo, nenhuma soberania ilimitada é legítima, ainda que decretada pelo sufrágio universal. Nós mesmos, aqui no Portugal Contemporâneo, temos vindo a assinalar reiteradamente as limitações naturais que a regra democrática deve conhecer numa sociedade livre, bem como temos escrito que a sua transformação em fim legitimador do poder político, em vez de permanecer como método legitimador dos governantes, conduziu às democracias totalitárias em que vivemos(...)».
O desaparecimento dos "pequenos partidos", é apenas mais uma «afinação» na senda da democracia totalitária. Eu também ouvi o Prof. Adelino Maltez e tenho imensa pena que tenha sido interrompido pela jornalista precisamente na altura em que ia explicar que estas atitudes do Poder são típicas do esgotamento dos regimes ...